Polícia de Boston envia reforços para bairros cabo-verdianos
A polícia de Boston vai reforçar a presença nos bairros de residentes cabo-verdianos, onde na última semana morreram sete pessoas, incluindo dois imigrantes de Cabo Verde, noticiou hoje o jornal Boston Globe.
No sábado, Alex Mendes, de 24 anos, foi morto a tiro algumas horas depois do assassínio de Luís Do Souto, o que levou a polícia a investigar a possibilidade da morte de Mendes ter resultado de uma acção de retaliação.
Em Abril, o cabo-verdiano Guiliardo Rodrigues foi assassinado no mesmo bairro, que as autoridades de Boston afirmam ser local de grande actividade de gangs.
O presidente da Câmara de Boston (Massachusetts), Thomas Menino, reuniu-se segunda-feira com dirigentes da comunidade cabo- verdiana, a quem pediu para serem organizados encontros que fomentem a confiança na polícia.
A falta de confiança entre a polícia e a comunidade cabo- verdiana tem sido apontada como uma das causas das dificuldades das autoridades em travar a violência.
Um dos dirigentes da comunidade cabo-verdiana John Barros disse ao Boston Globe que a polícia garantiu que não efectuará campanhas indiscriminadas para identificar e revistar cabo-verdianos nas ruas, actuando sempre com base em mandados de busca ou captura.
A comissária da polícia Kathleen O`Toole disse que a violência na comunidade cabo-verdiana tem sido, nos últimos tempos, "esporádica" e que "as coisas estiveram calmas por algum tempo" mas que "subitamente começaram a aquecer".
Fontes policiais disseram que o aumento das patrulhas e a instalação de câmaras de vigilância se destinam a tentar impedir ataques de retaliação.
Um assassínio desencadeia geralmente uma espiral de violência com ataques e contra ataques entre os diversos gangs pelo que "é necessário sufocar isso" de imediato.
As câmaras, que serão instaladas em algumas ruas, foram usadas para controlar manifestações durante a Convenção do Partido Democrata, antes das últimas eleições presidenciais e esta será a primeira vez que serão usadas em Boston para tentar controlar actividades criminosas.
A zona de Boston é a principal zona de imigração cabo- verdiana, sendo também uma área de grande presença portuguesa e brasileira.