Polícia desmantela rede de falsificação de documentos

A polícia espanhola desmantelou uma rede internacional dedicada à falsificação e distribuição de documentos de identidade de Portugal e Espanha, detendo 37 brasileiros em várias províncias espanholas, segundo fonte policial.

Agência LUSA /

A operação, em três fases, envolveu a detenção, nas últimas 24 horas na Galiza, de 16 brasileiros da rede internacional - que tinha ligações em Portuga l, Inglaterra, França e Itália, além de várias províncias espanholas.

A operação, em curso há sete meses, começou em Julho de 2006 quando a p olícia deteve 15 brasileiros em Santander, Pontevedra, Barcelona e Múrcia, envol vidos na falsificação de documentos de identidade e de viagem destinados à imigr ação irregular.

Os documentos permitiam aos estrangeiros em situação irregular aceder a serviços como a Segurança Social, abrir contas bancárias, conseguir contratos l aborais e até autorizações de residência comunitária.

Na segunda fase da operação, em Novembro, os agentes detiveram seis out ros brasileiros, entre eles um dos principais responsáveis, identificado por Ama ndo César D.S.

A rede tinha a sua base de operações estabelecida em Madrid onde captav a imigrantes e onde os documentos alterados eram vendidos por valores entre os 5 00 e os mil euros.

Os fundos eram branqueados em várias zonas de Espanha.

Na terceira fase de detenções, na Galiza, foram detidos 16 outros brasi leiros, dos quais seis em situação irregular em Espanha.

A rede usava falsificadores dentro e fora de Espanha.

PUB