Polícia detém 120 manifestantes nas barreiras de Kisufim
Agentes da Polícia Nacional israelita detiveram hoje 120 pessoas que se opõe à retirada de Gaza, quando tentavam passar as barreiras de Kisufim e chegar aos colonatos de Gush Katif.
Alguns dos detidos tentaram passar em veículos de colonos que têm autorização para passar as barreiras, porque ainda residem nos colonatos, e outros através de estradas secundárias, disseram fontes policiais.
A retirada, segundo ordem do governo israelita, deve começar no próximo 15 de Agosto e inclui a demolição das casas de 1.700 famílias em 21 colonatos.
Estas famílias têm que abandonar o território palestiniano e estabelecerem-se em Israel.
Um militante do movimento que se opõe à retirada, Eden Natan Zada, de 19 anos, desertor das forças armadas israelitas, matou quinta- feira quatro cidadãos árabes que viajavam num autocarro na cidade de Shfaram.
Agentes da polícia detiveram hoje de madrugada três dos seus amigos, adolescentes com idades entre os 15 e 17 anos, que também se opõem à retirada, no colonato de Tapuaj, na Cisjordânia.
A polícia alegou que os detidos conheciam os planos de Zada, linchado por uma multidão pouco depois de ter morto os cidadãos árabes.