Polícia detém suspeitos de corrupção em esquema relacionado com "mensalão"
São Paulo, Brasil, 08 Jul (Lusa) - A Polícia Federal brasileira deteve hoje suspeitos de terem participado num esquema de desvio de verbas públicas, relacionado com o escândalo de corrupção, conhecido como "mensalão".
Entre os detidos, estão o antigo prefeito de São Paulo Celso Pitta (1997-2000) e o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity.
A operação da Polícia Federal mobilizou 300 agentes que executaram 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
As investigações tiveram início há quatro anos, como desdobramento do processo "mensalão", um dos escândalos de corrupção e responsável pela maior crise política do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2005, o "mensalão", como ficou conhecida a compra de apoio político no Congresso pelo Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula da Silva, resultou no afastamento de diversos ministros, deputados e dirigentes de empresas estatais.
As investigações policiais identificaram "pessoas e empresas beneficiadas no esquema" para "intermediar e desviar recursos públicos", referiu a Polícia num comunicado.
"Os polícias apuraram a existência de uma grande organização criminosa, comandada pelo empresário Daniel Dantas, envolvida na prática de diversos crimes", informou.
O grupo possuía várias empresas "de fachada" que actuavam no mercado financeiro como forma de branquear o "dinheiro obtido em negócios escusos".
Os detidos na operação vão ser indiciados pelos crimes de corrupção, branqueamento de capitais, sonegação fiscal e formação de quadrilha.
Os políticos envolvidos no esquema de corrupção do "mensalão" estão a ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal, a corte constitucional brasileira.
MAN.
Lusa/Fim.