Polícia do Uganda prende seis homens por homossexualidade

por Lusa

Seis homens foram detidos no Uganda por "prática homossexual", anunciou hoje um porta-voz da polícia, um dia depois de o Presidente Yoweri Museveni ter descrito a homossexualidade como "um desvio de comportamento" que deve ser "estudado".

"Através de uma rede de investigação, prendemos os seis homens por prática homossexual em Jinja", uma cidade a cerca de 80 km a leste da capital Kampala, disse o porta-voz da polícia, James Mubi, à agência France-Presse.

"Fomos informados de que os seis fazem parte de um grupo maior de Jinja envolvidos em atividades homossexuais e pedimos à população que forneça à polícia informações que levem à prisão de outros membros do grupo", adiantou a mesma fonte.

A ação da polícia ocorreu um dia depois de o Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, ter qualificado a homossexualidade como um comportamento "desviante" e apelado a um estudo sobre estes comportamentos "fora da norma".

"Precisamos de aconselhamento médico sobre isto. Precisamos realmente discutir isso", afirmou o Presidente, quando o Parlamento discute um projeto de lei que visa endurecer a moldura penal nos crimes relacionados com práticas sexuais entre pessoas do mesmo sexo.

Com votação provavelmente já na próxima terça-feira, a proposta eleva para dez anos de prisão efetiva a condenação por práticas homossexuais.

Tópicos
pub