Polícia Federal brasileira desmantela maior quadrilha de "piratas informáticos"

A Polícia Federal deteve hoje mais de 50 pessoas e desmantelou a maior quadrilha de "hackers" (piratas informáticos) do Brasil, especializada em fraudes no sistema financeiro através da Internet.

Agência LUSA /

De acordo com a polícia, os criminosos agiam desde 2001 e já causaram prejuízo a clientes de todas as grandes instituições bancárias do Brasil, invadindo as suas contas e transferindo recursos.

A Polícia Federal ainda não fez uma avaliação do valor total desviado pela quadrilha.

A chamada "operação Pégasus" mobilizou mais de 400 polícias e foi lançada ao mesmo tempo nos Estados de Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal.

Mais de 100 pessoas acusadas de envolvimento nas fraudes pela Internet continuam a ser procuradas pela polícia.

As investigações, iniciadas há quatro meses, mostram que os "hackers" capturavam as senhas das vítimas pela Internet ("phishing") e faziam débitos nas suas contas, transferindo valores para outras ou efectuando pagamentos de produtos ou serviços.

Até o momento, segundo a polícia, não foi identificado nenhum ataque directo aos sistemas bancários.

Os acusados vão responder pelos crimes de furto qualificado, formação de quadrilha e violação do sigilo bancário e podem ser condenados a penas até oito anos de prisão.

PUB