Polícia italiana desmantela rede de contrafação de artigos de luxo
A polícia italiana anunciou hoje o desmantelamento de uma rede de contrafação de artigos de luxo, tendo apreendido cerca de 320 mil malas e acessórios em couro, bem como etiquetas falsas de várias marcas internacionais de moda.
Esta operação insere-se num conjunto de ações policiais realizadas desde o início do ano, nas quais foram recolhidos cerca de 64 milhões de artigos falsificados e detidas 50 pessoas "com ligações a grupos criminosos", referiu a polícia italiana, em comunicado.
Um vídeo divulgado pelas autoridades italianas mostrou agentes da polícia de Vincenza (norte de Itália) a destruírem uma parede falsa que ocultava uma sala onde estavam diversos artigos contrafeitos.
"A organização era gerida por italianos, romenos, senegaleses e marroquinos e a produção era feita na Campânia e na Lombardia", regiões onde ficam localizadas as cidades de Nápoles e Milão, respetivamente, indicou a polícia.
As imagens divulgadas pelas autoridades mostraram também etiquetas falsas de várias marcas internacionais de moda como Prada, Fendi, Armani Jeans, Louis Vuitton ou Roberto Cavalli.
Em outra operação, em Bergame (norte), a polícia local encerrou 15 sítios na Internet que vendiam artigos de luxo contrafeitos.
Segundo divulgou a polícia de Bergame, os `sites` indicavam que eram revendedores oficiais de marcas internacionais.