Político espanhol serviu de modelo para retrato-robot de Bin Laden
O novo retrato-robot do líder da al Qaeda foi inspirado num político espanhol. Gaspar Llamazares é deputado do Partido Esquerda Unida e exige agora as desculpas dos responsáveis norte-americanos do FBI, que já admitiram ter tomado um retrato seu para recriar a nova aparência de Osama Bin Laden.
"Primeiro, pensei que era uma brincadeira, e seria se não estivessem a pôr em causa a segurança das pessoas", lamentou Llamazares.
O FBI já admitiu que a nova imagem do líder da al Qaeda foi criada com base na aparência de Llamazares. A foto foi retirada da Internet, apesar de ser o retrato mais conhecido do deputado espanhol, que a utilizou durante a campanha eleitoral de 2004.
O embaixador dos Estados Unidos em Madrid já foi convocado pelo Governo espanhol, mas não há notícias de qualquer pedido de desculpas.
Depois dos casos dos infiltrados nos jantares da Casa Branca sem convite nem controle, esta é mais uma situação que ilustra a desorientação dos serviços secretos de Barack Obama.
O deputado espanhol tinha um convite para viajar até Washington mas já cancelou a viagem.
De acordo com Llamazares, ter o aspecto do inimigo público número um não é agradável e é a sua segurança e não a de Bin Laden que está agora posta em causa.