Polónia fixou datas das eleições legislativas (25/09) e presidenciais (09/10)
As autoridades polacas anunciaram hoje ter marcado eleições legislativas para 25 de Setembro e a primeira volta das presidenciais para 09 de Outubro, sem fazerem qualquer referência à organização de um referendo sobre a Constituição Europeia.
Durante uma conferência de imprensa, o presidente do Sejm (câmara baixa do parlamento), Wlodzimierz Cimoszewics, precisou a data do escrutínio presidencial, com eventual segunda volta 15 dias depois, e o Presidente da República, Aleksander Kwasniewski, a data das legislativas.
Cimoszewics foi primeiro-ministro (1996-97) e ministro dos Negócios Estrangeiros (2001-04).
Quanto a um referendo à Constituição europeia, que inicialmente se admitiu poder ocorrer no dia das presidenciais, nenhuma decisão foi ainda tomada.
"A data do referendo permanece em aberto, porque o Parlamento ainda não decidiu se a Constituição Europeia deve ser aprovada por referendo ou pelos parlamentares", declarou o Presidente polaco.
"Se a decisão de realizar um referendo for tomada, provavelmente proporia que ele decorresse em simultâneo com a primeira volta das presidenciais", acrescentou.
Cimoszewicz indicou também que não se candidatará às eleições presidenciais, como deram a entender alguns companheiros seus da ex- comunista Aliança da Esquerda Democrática (SLD), no poder.