Poluição em Singapura atinge níveis críticos para doentes e idosos

Singapura, 21 jun (Lusa) -- O índice de poluição atingiu hoje o nível crítico de 400, tornando-se potencialmente fatal para os idosos e doentes, indica uma portal de monitorização do governo.

Lusa /

O nível 400 foi atingido hoje às 11:00 (04:00 em Lisboa), depois de um rápido aumento registado no índice de contaminação, que mede os níveis de poluição causada pelos incêndios florestais na Indonésia, noticia a AFP.

Na quinta-feira foi registado um aumento significativo do número de pessoas que recorreram aos hospitais com problemas respiratórios, noticiaram os media locais.

O índice de contaminação do ar atingiu então um máximo de 371 pontos, numa escala do governo da cidade-Estado, ultrapassando em 71 pontos o nível considerado perigoso, a situação mais grave desde 1997, quando o índice de contaminação atingiu os 266. O ar é considerado "muito insalubre" a partir dos 200 pontos na escala de contaminação.

A poluição atmosférica provocada por fumo de incêndios na Indonésia - resultado de queimadas para desflorestação de terras destinadas a plantações - é um problema recorrente que afeta os países vizinhos, sobretudo Singapura e a Malásia, onde mais de 200 escolas foram encerradas, no sul, devido ao elevado nível de contaminação do ar.

PUB