Popularidade de Lula cai 11 pontos percentuais
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 11 pontos percentuais, de acordo com uma sondagem do Instituto Datafolha divulgada hoje.
Em Julho, 51 por cento por cento dos entrevistados consideravam o desempenho do presidente brasileiro óptimo ou bom contra 40 por cento registados na pesquisa deste mês.
Na opinião de 20 por cento dos brasileiros, o desempenho do presidente é mau ou péssimo, face aos 12 por cento de há três meses.
Pela primeira vez, a percentagem dos brasileiros que consideram o actual governo mau ou péssimo é a mesma dos que avaliam a administração Lula como boa ou óptima - 28 por cento.
A pesquisa mostrou também que a percepção de que o presidente brasileiro é responsável pelos casos de corrupção no governo aumentou.
Do total de entrevistados, 33 por cento consideram que Lula da Silva tem muita responsabilidade nos escândalos de corrupção, contra os 29 por cento em Agosto.
Na simulação sobre uma eventual segunda volta nas eleições presidenciais do próximo ano, 45 por cento dos brasileiros votariam no actual presidente da Câmara de São Paulo, José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), contra 41 por cento em Lula.
Na pesquisa anterior, realizada em Agosto, José Serra tinha nove pontos percentuais a mais que o actual presidente (48 por cento contra 39 por cento).
A sondagem constatou ainda o aumento da rejeição ao presidente. Passou de 25 por cento para 30 por cento a taxa dos que não votariam em Lula da Silva de jeito nenhum.
A pesquisa foi realizada nos dias 20 e 21 de Outubro com 2.086 pessoas em 151 municípios de todo o país.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.