Popularidade de Lula da Silva continua a crescer

Brasília, 28 Abr (Lusa) - A popularidade do presidente brasileiro Lula da Silva registou novo aumento, subindo de 66,8 por cento em Fevereiro para 69,3 por cento este mês, revelou hoje uma sondagem da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Só 26,1 dos entrevistados disseram desaprovar a actuação do presidente.

A pesquisa feita pelo instituto Sensus mostrou também que o governo de Lula da Silva registou a melhor avaliação desde que o presidente assumiu o governo, em Janeiro de 2003.

Das duas mil pessoas ouvidas em todo o país, 57,5 por cento consideram o governo Lula óptimo ou bom e apenas 11,3 por cento desaprovam a sua administração.

Na avaliação do director do instituto Sensus, Ricardo Guedes, o aumento da popularidade do presidente brasileiro e a alta avaliação do seu governo devem-se ao crescimento económico do país.

Outros factores apontados por Guedes foram a criação de postos de trabalho no Brasil e os programas sociais do governo, como o Bolsa-Família, que actualmente favorece mais de 11 milhões de famílias brasileiras.

A sondagem constatou ainda que 50,4 por cento dos brasileiros são a favor da alteração da Constituição para que o presidente Lula possa exercer um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido por lei.

Por outro lado, 45,4 por cento declararam ser contra o terceiro mandato do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em entrevista aos Diários Associados, divulgada domingo, Lula da Silva rejeitou a tese do terceiro mandato, considerando-a "uma coisa obscena para a democracia" e disse que o governo terá um candidato único à Presidência em 2010.

Outro dado revelado pela pesquisa da CNT é que, sem a presença de Lula na lista dos candidatos à Presidência, o actual governador de São Paulo, José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), continua a liderar a preferência dos eleitores

A margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

CMC.

Lusa/Fim


PUB