Popularidade de Trump atinge ponto alto nos Estados Unidos

por RTP
Donald Trump tem mais aprovação dos americanos do que antes Reuters

O Presidente norte-americano subiu no último mês no índice de popularidade nos Estados Unidos. Os valores explicam-se sobretudo pela atuação da Administração Trump em assuntos económicos. A Rússia também estará na base da subida da prestação, embora grande parte dos inquiridos não esteja ainda convencida das capacidades de liderança do atual inquilino da Casa Branca.

São os melhores números para Donald J. Trump desde que cumpriu os primeiros 100 dias de mandato na Casa Branca. Num inquérito promovido pela CNN, 42 por cento dos que responderam aprovam a atuação do Presidente norte-americano nos últimos meses, apesar de 54 por cento estarem contra as políticas da Casa Branca.

O índice de aprovação aumentou sete pontos percentuais desde fevereiro, especialmente entre os republicanos. Apesar da subida, Trump continua abaixo dos antecessores.

As flutuações destes números devem-se à opinião dos votantes mais indecisos ou que não apresentam uma visão fechada sobre os feitos do Governo Federal norte-americano. A percentagem de pessoas que aprovam de forma veemente (28 por cento) e desaprovam fortemente (46 por cento) Donald Trump continuam a ser os mesmos.
Economia explica subida
São vários os temas abordados para perceber o crescimento da popularidade de Donald Trump nos Estados Unidos. Os assuntos económicos são os que mais saltam à vista. É a única matéria em que Trump consegue recolher mais opiniões positivas do que negativas.

Quarenta e oito por cento dos inquiridos aprovam a atuação económica de Trump, enquanto 45 por cento rejeitam as políticas da Casa Branca. O mesmo não acontece quanto à decisão de aplicar tarifas às importações de aço e alumínio: a taxa de rejeição é de 50 por cento; 38 por cento concordam com as medidas protecionistas.

Numa altura em que os Estados Unidos deram ordem de expulsão a 48 diplomatas e 12 funcionários russos das Nações Unidas, 47 por cento entendem que Donald Trump não está a saber lidar com Vladimir Putin, enquanto 41 por cento estão contentes com as medidas tomadas nesse aspeto. Depois da decisão da última segunda-feira, estes números podem trazer mudanças.

A política sobre armas é um dos pontos em que Donald Trump mais é criticado. A maioria dos inquiridos (54 por cento) não aprova a maneira como o Presidente tem lidado com a questão, especialmente depois do tiroteio na escola de Parkland, Estado da Florida.
Nova equipa suscita dúvidas
Com inúmeros episódios de saídas da equipa de Donald Trump, as novas escolhas do Presidente não têm agradado ao país.

De acordo com os números da CNN, as novas caras da Administração estão a colher baixos níveis de aprovação, inferiores aos membros que abandonaram a equipa de Trump.

A maioria dos inquiridos ainda não percebeu se as novas escolhas de Trump trazem novas perspetivas sobre o que está para vir. Metade dos que responderam ao inquérito acredita que as novas caras são menos qualificadas que os antecessores e que não estão aptos para perceber os problemas da sociedade. Existe também a desconfiança de que irão usar os cargos para ganhos pessoais.
Tópicos
pub