Popularidade do Presidente Lula aumenta no Brasil
A popularidade do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva aumentou três pontos percentuais entre Outubro e Novembro, passando de 38 por cento para 41 por cento, revela uma sondagem divulgada hoje pelo Ibope.
Trata-se do mesmo nível de popularidade registado pelo presidente brasileiro em Dezembro de 2003, indicou o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Pesquisa (Ibope).
Depois de cair para 29 por cento em Junho deste ano, a popularidade do presidente tem vindo a aumentar gradualmente nas sondagens do Ibope.
A sondagem revelou igualmente que a popularidade do Governo de Lula da Silva também subiu, passando de 55 por cento em Setembro para 62 por cento em Novembro.
Esse foi o melhor resultado desde Dezembro de 2003, quando a popularidade do Governo de Lula da Silva era de 66 por cento.
A sondagem incidiu ainda sobre a preferência dos eleitores brasileiros para as presidenciais de 2006, com o actual presidente Lula da Silva a liderar as intenções de voto, com percentuais entre os 42 e 49 por cento, de acordo com as diferentes simulações de candidatos de outros partidos.
Lula da Silva recolhe 42 por cento das intenções de voto contra 33 por cento para o prefeito eleito (presidente da câmara) de São Paulo, José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Se comparado com Geraldo Alckmin, actual governador de São Paulo, Lula aparece com 47 por cento contra 15 por cento para o seu adversário.
No cenário mais favorável, com o actual governador de Minas Gerais, Aécio Neves, Lula da Silva obteria 49 por cento dos votos, contra 16 por cento.
A sondagem foi realizada entre os dias 24 e 29 de Novembro, com 2.002 entrevistados em 140 municípios do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.