Populistas apoiam Governo, garantida maioria para voto de confiança
Os populistas e os nacionalistas polacos anunciaram hoje o seu apoio ao Governo conservador minoritário saído das eleições de 25 de Setembro, garantindo uma maioria na votação, quinta-feira, de uma moção de confiança ao executivo.
O líder dos populistas do partido Autodefesa, Andrzej Lepper, e o dos nacionalistas da Liga das Famílias Polacas (LPR), Roman Giertych, anunciaram hoje a sua decisão numa conferência de imprensa conjunta.
O primeiro-ministro, Kazimierz Marcinkiewicz, participou nos últimos dias em reuniões com todos os grupos parlamentares para recolher apoios ao seu Governo minoritário, apresentado mais de um mês após as eleições depois de fracassadas as negociações para uma coligação com a oposição liberal.
Apenas 155 dos 460 deputados da câmara baixa do Parlamento (Semj) pertencem ao partido do primeiro-ministro - o Partido Lei e Justiça (PiS).
Com os apoios hoje anunciados, Marcinkiewicz passa a contar com o voto favorável de mais 56 deputados da Autodefesa e 34 da LPR, o que lhe garante uma maioria absoluta de 245 votos.
"Penso que o Governo merece o nosso apoio e por isso vou recomendar ao meu partido que amanhã (quinta-feira) o apoie na votação", disse o líder nacionalista católico Roman Giertych na conferência de imprensa.
Anteriormente, a oposição liberal da Plataforma Cívica (PO, 133 deputados) e os ex-comunistas do Socialismo Democrático (SLD, 55 deputados) anunciaram a intenção de rejeitar o novo Governo.