Portugal a amarelo em lista britânica de países mais e menos seguros

A Tunísia era, até agora, um dos destinos turísticos de eleição dos ingleses. Após o atentado da passada sexta-feira, milhares de turistas que ali estavam de férias regressaram a casa e outros estão a reconsiderar os planos. O Foreign and Commonwealth Office (FCO) publicou entretanto um mapa que indica os países mais e menos seguros para viagens. Portugal surge com risco latent.

RTP /
Zohra Bensemra - Reuters

Os ataques terroristas têm deixado os cidadãos britânicos indecisos em relação aos seus destinos de férias. As agências de viagens estão a sofrer uma queda desde o atentado de sexta-feira.

O FCO quis esclarecer a população e publicou um mapa no portal gov.uk. A divisão obedece a cores, atribuindo-se o vermelho aos países com alto risco de um ataque terrorista e verde aos países de baixo risco. Também criou níveis intermédios com as cores laranja e amarelo.


Países de alto risco
Reino Unido, Austrália, Espanha e França são considerados países de alto risco pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO). Segundo o mapa, estes não são os melhores destinos para viajar.

É desaconselhado o Líbano, pela fronteira com a Síria e Israel. Algumas zonas de Israel também estão classificadas com perigosas.

Os turistas são avisados de um risco de “incidentes de segurança” em Jerusalém e Telavive, onde devem ter um especial cuidado nos transportes públicos.

Outro ponto de potencial risco é o Egito. “Os terroristas continuam a planear ataques no Egito. Os ataques podem ser indiscriminados e ocorrem sem aviso prévio”, alerta o FCO. São destacados os resorts Sharm el Sheikh e Hurghada pelas medidas de segurança reforçadas que têm promovido.

Os mesmos avisos são feitos para os visitantes da Argélia. Em relação à Turquia, para onde viajam mais de dois milhões de britânicos por ano, o alerta é feito para as zonas perto da fronteira com a Síria.
Países de médio risco
Encontram-se nos níveis intermédios Itália, Grécia, Chipre, Alemanha e Estados Unidos. Destinos onde ficam alguns dos resorts mais procurados pela população inglesa.

Os visitantes de Marrocos e dos Emirados Árabes Unidos, segundo os avisos, correm o risco de ataques indiscriminados.

Portugal também faz parte dos países de médio risco, estando a amarelo. Cerca de dois milhões de cidadãos britânicos visitam o país todos os anos e “a maioria das visitas não tem problemas”, escreve o FCO.

Alerta para os crimes de rua: “Os ladrões tendem a roubar dinheiro e passaportes por isso não deve mantê-los todos num só lugar”.
Países de baixo risco
A verde, sinónimo de baixo risco, encontra-se a Suíça. Além dos conselhos sobre as condições climatéricas, a ameaça de terrorismo é baixa.

“Houve um aumento nas participações de roubo especialmente em cidades maiores, no aeroporto de Genebra e nos comboios de/para Genebra. Há uma baixa ameaça de terrorismo”, diz a organização.

Cabo Verde e Jamaica também estão incluídos na baixo risco de ataques.
PUB