Portugal apela ao cessar-fogo

Lisboa, 11 Ago (Lusa) - O governo português está a acompanhar "com preocupação" o conflito entre a Geórgia e a Ossétia do Sul, com intervenção directa da Rússia, e apela ao cessar-fogo num comunicado hoje distribuído em Lisboa.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, os recentes desenvolvimentos naquele país do sul do Cáucaso "afectam a estabilidade regional e internacional".

Lisboa apoia o esforço de mediação das presidências de turno da União Europeia (UE) e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

A França e a Finlândia estão a tentar encontrar uma saída para o conflito, pelo que Portugal, além da trégua, preconiza o "restabelecimento da legalidade internacional", segundo o texto.

"Urge impedir o agravamento da crise humanitária e permitir a criação de condições necessárias a uma resposta adequada da comunidade internacional, designadamente no quadro das Nações Unidas (ONU)", conclui o documento.

O chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, reúne-se de urgência com os seus pares da UE na quarta-feira, em Bruxelas.


PUB