Portugal e Timor-Leste negoceiam novo programa de cooperação

por Lusa
Portugal e Timor-Leste negoceiam novo programa de cooperação António Amaral - Lusa

A presidente do instituto Camões, Ana Fernandes, chegou a Díli para dar início às negociações para o próximo Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e Timor-Leste, disse a embaixadora portuguesa, Manuela Bairos.

O objetivo da visita é "iniciar as negociações do próximo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para 2024-2028", afirmou Manuela Bairos.

O novo programa "não deverá ter grandes novidades revolucionárias, mas irá, eventualmente, ter algumas novas áreas", acrescentou.

"Mas tudo depende do governo timorense, que é quem vai decidir o que deseja ter em termos de reforço da cooperação bilateral", adiantou.

Manuela Bairos indicou que os programas na educação, justiça, defesa, administração interna "deverão ter continuidade".

A presidente do Camões -- Instituto da Língua e da Cooperação, que viajou acompanhada de uma delegação e vai estar em Díli até sábado, vai manter encontros e reuniões com vários ministérios e participar na reunião de pontos focais, liderada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.

Questionada qual a previsão para assinatura do novo programa, a embaixadora de Portugal disse que poderá ser assinado até ao final do ano, tendo em conta de que não deve haver "alterações substanciais", mas "talvez soluções de continuidade e de reforço".

O PEC para o período entre 2019-2023 foi assinado em Lisboa e tinha previsto um envelope financeiro de 70 milhões de euros para intervenções nos setores de Consolidação do Estado de Direito e Boa Governação, Edução, Formação e Cultura e Desenvolvimento Socioeconómico Inclusivo.

 

Tópicos
pub