Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Portugal mantém terceiro lugar no Índice de Paz Global

por RTP
Um homem num eletrico de Lisboa em 2013 Rafael Marchante, Reuters

Portugal voltou a ficar terceiro lugar no Global Peace Index, apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia, entre 163 estados e territórios independentes.

O relatório do Institute for Economics & Peace hoje divulgado, revela ainda que Portugal ocupa o primeiro lugar entre os países da União Europeia.

De acordo com as conclusões, os passos significativos que o país tem dado nos últimos anos em matéria de segurança, têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ranking.

Em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar, tendo subido ao terceiro em 2019. 

"A Islândia permanece como o país mais pacífico do mundo, posição que detém desde 2008. Juntam-se.lhe no pódio do Index pela Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca", detalha o relatório.

A nível mundial, o índice de paz global piorou, devido a uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia covid-19 indica ainda o relatório da 14ª edição do Index, que abrange 99.7 por cento da população mundial.

"Os resultados deste ano mostram que o nível de paz global se deteriorou, com a pontuação média por países a cair 0.34 por cento. Esta é a nona queda da paz nos últimos 12 anos, com 18 países a melhorarem e 80 a registarem deteriorações ao longo do ano passado", referem as conclusões.

No fim da lista, "o Afeganistão é o país menos pacífico do mundo pelo segundo ano consecutivo, seguindo-se-lhe a Síria, o Iraque, o Sudão do Sul e o Iémen. Todos, exeto o Iémen, têm ocupado as últimas cinco posições do ranking desde pelo menos 2015".

Apenas duas das nove regiões do mundo se tornaram mais pacíficas no último ano. O maior progresso deu-se na Rússia e na região da Eurásia, seguindo-se a América do Norte".

O texto completo do Global Peace Index 2020 pode ser acedido aqui, em língua inglesa.



Tópicos
pub