Portugal mantém terceiro lugar no Índice de Paz Global

por RTP
Um homem num eletrico de Lisboa em 2013 Rafael Marchante, Reuters

Portugal voltou a ficar terceiro lugar no Global Peace Index, apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia, entre 163 estados e territórios independentes.

O relatório do Institute for Economics & Peace hoje divulgado, revela ainda que Portugal ocupa o primeiro lugar entre os países da União Europeia.

De acordo com as conclusões, os passos significativos que o país tem dado nos últimos anos em matéria de segurança, têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ranking.

Em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar, tendo subido ao terceiro em 2019. 

"A Islândia permanece como o país mais pacífico do mundo, posição que detém desde 2008. Juntam-se.lhe no pódio do Index pela Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca", detalha o relatório.

A nível mundial, o índice de paz global piorou, devido a uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia covid-19 indica ainda o relatório da 14ª edição do Index, que abrange 99.7 por cento da população mundial.

"Os resultados deste ano mostram que o nível de paz global se deteriorou, com a pontuação média por países a cair 0.34 por cento. Esta é a nona queda da paz nos últimos 12 anos, com 18 países a melhorarem e 80 a registarem deteriorações ao longo do ano passado", referem as conclusões.

No fim da lista, "o Afeganistão é o país menos pacífico do mundo pelo segundo ano consecutivo, seguindo-se-lhe a Síria, o Iraque, o Sudão do Sul e o Iémen. Todos, exeto o Iémen, têm ocupado as últimas cinco posições do ranking desde pelo menos 2015".

Apenas duas das nove regiões do mundo se tornaram mais pacíficas no último ano. O maior progresso deu-se na Rússia e na região da Eurásia, seguindo-se a América do Norte".

O texto completo do Global Peace Index 2020 pode ser acedido aqui, em língua inglesa.



Tópicos
pub