Portuguesa acusa guardas fronteiriços da Ucrânia de racismo. Jovens portugueses impedidos de sair da Ucrânia

por RTP

Ana Maria Costa tem um filho na Ucrânia que está a tentar sair do país desde a noite de sexta-feira. Em declarações à RTP, explica que o jovem cidadão português está com outros colegas que não estão a conseguir sair do país.

Acusa as autoridades ucranianas de não os deixarem passar por serem afrodescendentes. A discriminação atinge também asiáticos, afirma à RTP.

Diz que várias pessoas estão a ser barradas devido à cor da pele e que alguns refugiados "foram corridos com bastões" para que os refugiados "brancos ucranianos" passassem.

Esta mãe refere ainda que já contactou Luís Cabaço, embaixador português na Polónia. O representante português já confirmou junto das autoridades que os jovens são cidadãos portugueses e pediu que a passagem da fronteira lhes seja permitida. Mas os guardas fronteiriços “nem olham para a mensagem do embaixador”, afirma.

Nota: notícia originalmente publicada a 28 de fevereiro e retificada a 2 de março. Ao contrário do que afirmámos na altura, a acusação da mãe é feita aos guardas fronteiriços ucranianos e não polacos. Fica feita a retificação com o devido pedido de desculpas pelo lapso.
pub