Portugueses detidos na operão Furacão negam acusações - Advogado

Os dois portugueses detidos no Rio de Janeiro, no âmbito da operação Furacão da Polícia Federal (PF), negam "categoricamente" qualquer envolvimento com a exploração de jogos ilegais, afirmou hoje o advogado dos empresários.

Agência LUSA /

Rogério Marcolini de Souza disse à agência Lusa que já apresentou um pedido de liberdade ("habeas corpus") de Laurentino Frei dos Santos e de Licínio Soares Bastos, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, que deverá ser apreciado até sexta-feira.

"Queremos a imediata soltura dos dois empresários, uma vez que eles são acusados primários, com bons antecedentes e a legislação brasileira determina a liberdade até que haja uma sentença de condenação", disse.

Segundo o advogado, os dois empresários admitem que foram sócios de uma casa de bingo, na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, até 2002.

O negócio funcionava na época com a autorização da Loterj, empresa pública responsável pela promoção e venda de lotarias, no Estado do Rio de Janeiro.

"A partir de 2002, quando houve questionamentos quanto à legalidade da operação, os dois empresários deixaram de operar a casa de jogos", disse Marcolini de Souza.

Actualmente, Laurentino Frei dos Santos e Licínio Soares Bastos são sócios em diversos "hotéis e motéis", no Rio de Janeiro, salientou o advogado.

Instado a comentar uma possível ligação entre os acusados e a secção local do Partido Socialista Português, o advogado disse "não ter qualquer conhecimento sobre o facto".

"Os meus dois clientes encontram-se detidos num estabelecimento prisional, incomunicáveis, mantendo apenas contatos restritos com o seu advogado", disse.

O advogado sublinhou ainda que o facto de Licínio Soares Bastos ter sido indigitado, no ano passado, para cônsul honorário de Portugal em Cabo Frio, era "compatível com a projecção do empresário" junto da comunidade portuguesa.

A nomeação para cônsul honorário de Cabo Frio, entretanto, não chegou a ser formalizada junto ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Distante 168 quilómetros do Rio de Janeiro, no litoral Norte do Estado, Cabo Frio fica na famosa região dos Lagos, local de grande concentração turística. A "Operação Furação" deteve em Abril uma quadrilha acusada de movimentar cerca de 200 milhões de dólares na exploração de jogos ilegais, branqueamento de capitais, inclusive com ramificações nos Tribunais brasileiros.

A Polícia Federal tem diversas gravações de conversas telefónicas, legalmente autorizadas, onde advogados e empresários de casas de jogos negoceiam com juizes a compra e venda de sentenças judiciais favoráveis.

PUB