Portugueses envolvidos em novo sistema de localização aérea

Um engenheiro português está a desenvolver um sistema que permite localizar todos os voos via satélite. Uma forma de evitar casos como o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines. A nova tecnologia fornece em tempo real a informação dos voos, sem necessidade de recorrer à caixa negra.

Armando Seixas Ferreira/ Filipe Silva /
É o maior desafio numa carreira de sucesso - Sérgio Amado, engenheiro de software, emigrou com a família para o Luxemburgo há três anos; foi contratado pela SES, empresa líder mundial em telecomunicações, com uma frota de 56 satélites geoestacionários.

Neste momento, Sérgio participa no desenvolvimento do ADS-B, um sistema via satélite que permite seguir os aviões durante todo o voo, mesmo aqueles que fogem do alcance dos radares terrestres.

Se a nova tecnologia já estivesse a funcionar, teria sido possível localizar com precisão o voo da Malaysia Airlines, que desapareceu no Oceano Índico há um mês sem deixar rasto.

O ADS-B já está ser testado, mas só deverá estar a operacional dentro de três anos. É um projeto ambicioso que conta com a parceria estratégica de dois consórcios alemães.

Nesta empresa no Luxemburgo, há mais emigrantes que por enquanto não pensam em regressar a Portugal. Em média, o salário é de três mil euros.
PUB