Possível exemplar único de `penny` de vidro vendido em leilão por 70 mil dólares

Fort Lauderdale, Estados Unidos, 06 jan (Lusa) - Um `penny` (cinco cêntimos de dólar norte-americano) cunhado em vidro, resultado de uma experiência da Casa da Moeda norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial, foi hoje vendido em leilão por 70.500 dólares (66.900 euros).

Lusa /

A casa de leilões Heritage Auctions anunciou hoje que o `penny` (muito provavelmente um exemplar único) foi vendido na quinta-feira em Fort Lauderdale (Florida), a um comprador norte-americano que preferiu manter-se no anonimato.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o cobre (o metal mais utilizado nas moedas de cinco cêntimos nos Estados Unidos) era necessário para o fabrico de munições. A Casa da Moeda norte-americana autorizou a realização de testes com outros materiais, cunhando `pennies` que iriam ficar fora de circulação noutros metais, em plástico e mesmo em borracha.

A empresa vidreira Blue Ridge Glass Co. no Tennessee fez `pennies` experimentais em vidro temperado.

O antigo dono do `penny` agora vendido, Roger Burdette, afirmou que as impressões de cunhagem da "moeda" de vidro não eram precisas, o seu tamanho e peso não eram uniformes e que tinham tendência para, ao longo do tempo, ficarem com arestas afiadas.

A mesma fonte acrescentou que os exemplares foram, provavelmente, destruídos, pelo que apenas restam dois: o que foi vendido e um outro, que está partido.

Na sequência dos testes, em 1943 a Casa da Moeda norte-americana optou por cunhar `pennies` em aço de baixa qualidade coberto de zinco.

Tópicos
PUB