PR do Brasil, Lula da Silva, chega a Bissau com muita animação

O presidente do Brasil chegou hoje a Bissau para uma visita considerada "oficial" de apenas quatro horas à Guiné-Bissau, tendo à sua espera no aeroporto local uma apertada segurança, mas uma animação ainda maior.

Agência LUSA /

Luíz Inácio "Lula" da Silva, que aterrou às 13:15 locais (14:15 em Lisboa), era aguardado no aeroporto internacional Osvaldo Vieira pelo seu homólogo guineense, Henrique Rosa, e demais responsáveis dos diferentes órgãos de soberania locais.

Dezenas de guineenses, com os seus grupos de dança e música tradicionais, denominados localmente por "grupos de mandjuadadi", juntaram-se às dezenas de membros da comunidade brasileira residente em Bissau, criando um ambiente de grande animação.

A festa foi tal que, após a audição dos respectivos hinos nacionais e da passagem em revista às tropas guineenses, Lula da Silva, mesmo sem prestar declarações à chegada, demorou quase 45 minutos a sair do aeroporto, tal era a multidão que o aclamava e que rompia com inesperada facilidade os diferentes cordões de segurança.

Aos gritos de "Brasil é amigo da Guiné", "Lula é o presidente amigo da Guiné", a multidão abeirou-se em várias ocasiões do chefe de Estado do Brasil, com algumas cidadãs brasileiras a chorar de emoção, pedindo-lhe um beijo ou um carinho para os filhos que traziam ao colo.

Presentes no aeroporto, além do presidente do parlamento guineense, Francisco Benante, e do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, estiveram também praticamente todos os membros do governo e o corpo diplomático acreditado em Bissau.

Lula da Silva, que chegou a bordo de um avião "Boeing 737", o "Santos Dumond" da Força Aérea Brasileira (FAB), cumpre hoje na Guiné- Bissau a quarta etapa do seu périplo por cinco Estados africanos, depois de já ter estado na Nigéria, Camarões e Gana, culminando a digressão com uma visita ao Senegal, onde chega ainda hoje.

Com Lula da Silva viajam os ministros dos Negócios Estrangeiros, Celso Amorim, e da Cultura, Gilberto Gil, também cantor e compositor, a quem dezenas de populares guineenses e brasileiros pediram insistentemente para cantar em pleno aeroporto.

Além da comitiva governamental, o presidente da República Federativa do Brasil viaja acompanhado por uma importante delegação empresarial.

Cinco minutos antes de o avião presidencial aterrar em Bissau chegou um outro aparelho, também da FAB, com as dezenas de jornalistas que acompanham Lula da Silva na sua segunda digressão a África, continente que constitui uma das prioridades do investimento económico e da cooperação do executivo brasileiro.

Após quase uma hora no aeroporto, uma longa comitiva de mais de cinco dezenas de automóveis percorreu os cerca de oito quilómetros que o separam da Presidência da República guineense, onde os dois presidente mantiveram uma pequena reunião de trabalho à porta fechada.

Lula da Silva, que deixa Bissau às 17:00 locais com destino a Dacar, vai depositar ainda uma coroa de flores no Mausoléu Amílcar Cabral, "pai" das independências da Guiné e Cabo Verde, situado em plena Fortaleza da Amura, em Bissau Velho.

Depois, haverá um encontro entre Lula da Silva e o primeiro- ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, alargado às respectivas delegações governamentais, seguindo-se uma visita às novas instalações da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento), inaugurado no final de Março, onde pronunciará um discurso.

Segundo o programa da visita, cerca das 16:00 locais, já no aeroporto, Henrique Rosa obsequiará Lula da Silva com um "cocktail", seguindo-se depois a leitura de um comunicado conjunto que encerra a visita.

PUB