PR timorense realiza visita à Malásia e ao Mónaco

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, iniciou hoje uma visita privada à Malásia, de onde seguirá depois para o Mónaco para uma visita de trabalho, para promover a cooperação regional e reforçar as parcerias internacionais.

Lusa /
Joe Penney - Reuters

"A Malásia tem sido uma amiga firme de Timor-Leste desde a nossa luta pela independência e esta visita reforça a nossa parceria no seio da família da Associação das Nações do Sudeste Asiático", afirmou José Ramos-Horta, citado num comunicado divulgado à imprensa pela Presidência timorense.

Segundo a Presidência, durante a estada em Kuala Lumpu, até domingo, o chefe de Estado vai participar no lançamento do livro do primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, num evento académico e num almoço com os dirigentes da Universidade Taylor`s.

Da Malásia, José Ramos-Horta prossegue viagem para o Mónaco, onde vai estar entre 23 e 25 de junho, com uma agenda que inclui encontros oficiais com as autoridades locais e a participação num encontro com estudantes internacionais para falar sobre questões globais e da experiência de desenvolvimento de Timor-Leste.

Ainda no Mónaco, o Presidente timorense vai também participar em atividades relacionadas com a sustentabilidade ambiental e ação climática, organizadas pela Fundação Príncipe Alberto II.

"No Mónaco, envolvemo-nos com a comunidade internacional, partilhando a nossa trajetória como nação e aprendendo com as melhores práticas globais", disse José Ramos-Horta.

"Estas visitas exemplificam o nosso compromisso com uma diplomacia ativa ao serviço das aspirações do nosso povo: desenvolvimento, educação e prosperidade sustentável", acrescentou o chefe de Estado timorense.

O regresso do Presidente a Timor-Leste está previsto para 27 de junho de 2025.

Tópicos
PUB