Última Hora
Comissão Europeia revê em alta previsão de crescimento da economia portuguesa para 1,9% em 2025

Prémio Nobel da Paz. Trump diz que Corina Machado lhe ligou a agradecer

Donald Trump revelou, esta noite, que a líder da oposição venezuelana, Corina Machado, lhe telefonou depois de ter recebido o Prémio Nobel da Paz. Segundo o presidente dos Estados Unidos, Corina disse-lhe que quem devia ter ganho o prémio era o próprio Trump.

RTP /
"A pessoa que recebeu hoje (sexta-feira) o Prémio Nobel ligou-me e disse: `Estou a aceitar isto em sua homenagem porque realmente o mereceu`, o que foi muito gentil da parte dela", disse Trump esta noite numa conferência de imprensa na Casa Branca.

Durante a tarde, Machado publicou na rede social X que o Nobel é "um impulso para concluir a tarefa" da oposição, "conquistar a Liberdade", invocando para esse fim a necessidade do apoio norte-americano.

"Estamos no limiar da vitória e hoje, mais do que nunca, contamos com o Presidente Trump, o povo dos Estados Unidos, os povos da América Latina e as nações democráticas do mundo como os nossos principais aliados para alcançar a Liberdade e a democracia. Dedico este prémio ao povo sofrido da Venezuela e ao Presidente Trump pelo seu apoio decisivo à nossa causa!", afirmou.

Antes, a Casa Branca criticou a atribuição do Nobel da Paz a Maria Corina Machado, defendendo que deveria ter ido para Trump.

O diretor de comunicação da presidência, Steven Cheung, afirmou que o comité norueguês do Nobel "colocou a política à frente da paz" ao ignorar o trabalho de Trump.

"Nunca haverá outra pessoa como ele, capaz de mover montanhas com pura força de vontade", escreveu Cheung num comunicado, acrescentando que Trump "continuará a negociar acordos de paz, a acabar com guerras e a salvar vidas".

C/Lusa
PUB