Presidente angolano nomeia Anastácio Sicato (UNITA) ministro da Saúde

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, nomeou o médico Anastácio Sicato para suceder a Sebastião Veloso como novo ministro da Saúde, anunciaram os serviços de apoio da presidência.

Agência LUSA /

Sicato, que actualmente exerce medicina em Portugal, foi um dos dois nomes apresentados pela UNITA para ocupar o Ministério da Saúde, pasta cabe ao maior partido da oposição nos termos do acordo que levou à criação do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional.

José Eduardo dos Santos acabou por voltar a preterir o nome de Carlos Morgado, antigo médico pessoal do falecido líder histórico do Galo Negro, que mais uma vez encabeçava a lista enviada pela UNITA ao Presidente da República.

Em 2004, quando o Chefe de Estado preferiu Sebastião Veloso para a pasta da Saúde, Sicato e Morgado eram os outros dois nomes que constavam das escolhas da UNITA.

O anterior ministro da Saúde foi exonerado no dia 19 de Janeiro, em conjunto com o então ministro da Agricultura, Gilberto Buta Lutucuta.

O substituto de Lutucuta, Pedro Canga, tomou posse logo na semana seguinte, mas José Eduardo dos Santos preferiu aguardar duas semanas para escolher o titular da Saúde.

Veloso, que estava no Executivo desde 17 de Dezembro de 2004, foi substituído no meio das críticas da UNITA que afirma não ter sido consultada, acabando por se ver confrontada com um facto consumado.

Questionado sobre se a UNITA chegou a ponderar a saída do GURN, onde dirige três dos 30 ministérios (além da Saúde, tem as pastas da Geologia e Minas e da Hotelaria e Turismo), Adalberto Costa Júnior, porta-voz do partido, explicou esta semana à Lusa que a hipótese foi debatida pela comissão política do partido, mas a liderança preferiu manter-se no GURN apesar "de a maior parte dos quadros" ser "desfavorável" a essa posição.

PUB