Presidente brasileira Dilma Rousseff decreta luto oficial de três dias por vítimas de incêndio

Santa Maria, Brasil, 27 jan (Lusa) - A presidente brasileira, Dilma Rousseff, decretou hoje três dias de luto oficial no país pelas vítimas do incêndio que matou 233 pessoas numa discoteca de Santa Maria, no sul do Brasil.

Lusa /

Rousseff esteve hoje à tarde na cidade para prestar solidariedade aos familiares das vítimas. Para isso, a presidente deixou os compromissos da cimeira da Comunidade dos Países Latino-Americanos e do Caribe e da União Europeia, que decorreu neste fim de semana em Santiago do Chile, e cancelou reuniões bilaterais com autoridades da Argentina, da Bolívia e da Letónia.

Mais cedo, o presidente do município de Santa Maria decretou luto oficial durante sete dias, o mesmo tempo do luto anunciado pelo governo do estado de Rio Grande do Sul.

Já o Governo do Distrito Federal cancelou o concerto e a apresentação do cartaz para comemorar os 500 dias que faltam para o início do Mundial de Futebol de 2014, que ocorreriam no estacionamento do estádio Mané Garrincha.

Em vez do evento festivo, será feita apenas uma visita técnica ao estádio, em Brasília, com a presença do ministro do Desporto, Aldo Rebelo, do secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jérôme Valcke, e dos ex-futebolistas Ronaldo e Bebeto.

O fogo na discoteca começou por volta das 02:00 (04:00 em Lisboa), quando uma banda fez uma apresentação pirotécnica que atingiu o revestimento antirruído do local. Segundo os bombeiros, as portas do local mantiveram-se trancadas, o que dificultou a saída das vítimas.

O local, que tinha capacidade para duas mil pessoas e abrigava cerca de mil, estava com o alvará vencido desde agosto, segundo as autoridades. A festa que ocorria no momento da tragédia, chamada "Agromerados", destinava-se a estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.

Tópicos
PUB