Presidente chinês apela ao reforço da luta contra corrupção
O Presidente chinês, Hu Jintao, apelou hoje aos membros do Partido Comunista Chinês (PCC) para que lutem contra a corrupção e r eformem o partido, no discurso que marcou as comemorações dos 85 anos sobre a fu ndação do PCC.
"A luta anti-corrupção e a construção de um governo limpo são important es missões estratégicas, nas quais nem por um momento nos podemos descuidar", di sse Hu Jintão, que é também secretário-geral do PCC.
Hu Jintao falava num discurso perante centenas de altos responsáveis do PCC, que a televisão estatal transmitiu para todo o país, para comemorar os 85 anos de fundação do partido comunista, que se celebram no dia 01 de Julho.
No discurso de 90 minutos proferido em Pequim, no qual não referiu quai squer reformas políticas, o Presidente chinês considerou que a luta contra a cor rupção é fundamental para a sobrevivência do partido de 70,8 milhões de membros.
"A corrupção é particularmente séria em algumas áreas", disse Hu, que a crescentou: "os casos de corrupção são frequentes. Alguns líderes e quadros do p artido utilizam as suas posições em busca de benefícios. Eles são corruptos, rec ebem subornos e desrespeitam a lei".
Hu Jintao pediu aos 70,8 milhões de membros do partido para se "esforça rem diligentemente" no combate à corrupção e disse que "os membros do partido de vem ter consciência de que a campanha para manter as características de vanguard a do partido é uma tarefa histórica de longo prazo".
O discurso de Hu Jintao segue-se a uma campanha anti-corrupção que caus ou a demissão, pouco frequente, de altos funcionários do Estado e do partido.
Na quinta-feira, a imprensa oficial chinesa noticiou que o número dois da marinha chinesa, Wang Shouye, foi demitido do seu cargo nas forças armadas e do seu lugar no parlamento por corrupção, abuso de poder, "crimes económicos e a cções imorais".
Wang, de 62 anos, foi denunciado pela sua amante, disse a agência notic iosa oficial chinesa Nova China, que refere ainda que, em 2005, as autoridades c hinesas investigaram por corrupção 8.498 funcionários governamentais, incluindo oito responsáveis de nível ministerial.
Segundo a Nova China, os tribunais condenaram por corrupção em 2005 cer ca de dois mil responsáveis governamentais.
O PCC foi fundado em Xangai a 01 de Julho de 1921.