Presidente chinês envia condolências pelas inundações no Brasil
O Presidente da China enviou hoje uma mensagem de condolências ao homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, pelas inundações que causaram "grandes perdas" no país, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
Na mensagem, citada pela Xinhua, Xi Jinping disse ter "ficado chocado" ao saber das inundações no nordeste do Brasil, que causaram "pesadas baixas" e grande "prejuízo material".
O líder chinês enviou "profundas condolências" às vítimas e uma mensagem de simpatia às famílias afetadas.
Xi Jinping desejou aos feridos uma rápida recuperação, acrescentou a Xinhua.
Pelo menos 106 pessoas morreram e dez foram dadas como desaparecidas, na sequência das fortes chuvas que atingiram o nordeste do Brasil e com maior intensidade a região de Recife, capital do estado de Pernambuco.
As autoridades brasileiras indicaram ter retirado 6.198 pessoas das áreas afetadas e pelo menos 24 municípios já decretaram o estado de emergência.
Na segunda-feira, Bolsonaro sobrevoou as áreas inundadas e o Governo libertou um empréstimo de mil milhões de reais (cerca de 198 milhões de euros) para ajudar as vítimas.
Entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, choveu o equivalente a 70% do que normalmente se espera para todo o mês de maio em algumas regiões de Pernambuco.
Em fevereiro, uma tragédia semelhante vitimou 233 pessoas em Petrópolis, perto do Rio de Janeiro.