Presidente da Alemanha visita o Brasil acompanhado por vários empresários
O Presidente da Alemanha, Horst K¸hler, realiza uma visita oficial ao Brasil de 07 a 12 próximos e irá acompanhado de uma expressiva delegação de empresários alemães, divulgaram fontes oficiais.
A visita de K¸hler ao Brasil ocorre no momento em que a Alemanha ocupa, simultaneamente, a Presidência do Conselho de Ministros da União Europeia e a Presidência do G-8, grupo formado pelos países mais industrializados do mundo e a Rússia.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a chanceler alemã Angela Merkel formalizou convite ao Presidente brasileiro Lula da Silva para participar do segmento ampliado da cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do G-8, a realizar-se em Heiligendamm, no próximo dia 8 de Junho.
K¸hler será recebido pelo Presidente brasileiro no Palácio do Planalto no dia 08, um dia antes do encontro oficial de Lula da Silva com seu homólogo norte-americano George W. Bush, em São Paulo.
A agenda da reunião entre Lula e K¸hler inclui temas sobre a cooperação económica e comercial, nomeadamente nas áreas de infra- estrutura e energia, meio ambiente, em especial, a preservação da floresta Amazónica, reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) e os processos de integração regional na Europa e na América do Sul.
O Presidente alemão manifestou interesse também em conhecer acções sociais do Governo brasileiro, como os programas "Fome Zero" e "Bolsa Família", informou o Itamaraty.
Em Brasília, K¸hler ainda terá encontros com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, e com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arlindo Chinaglia e Renan Calheiros, respectivamente.
Para além da capital brasileira, o Presidente alemão visitará Foz do Iguaçu, São Paulo, Recife, Olinda e Manaus.
A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e o Brasil é, por sua vez, o maior mercado para as exportações alemãs na América do Sul.
Segundo dados do governo brasileiro, o comércio entre os dois países em 2006 atingiu uma marca inédita ao superar a soma de 12.000 milhões de dólares (9.000 milhões de euros), com exportações brasileiras de 5,5 mil milhões de dólares e importações de 6,5 mil milhões de dólares.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Alemanha ocupa hoje a sexta posição no ranking dos países com investimentos directos no Brasil, com mais de 9.000 milhões de dólares.
As 1.200 empresas alemãs sedeadas em território brasileiro são responsáveis pela geração de cerca de oito por cento do PIB brasileiro.
A parceria estratégica entre os dois países foi reforçada com a criação do Grupo dos Quatro (G-4), formado por Alemanha, Brasil, Índia e Japão, países que pleiteiam assentos permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Antes do Brasil, Horst K¸hler visitará o Paraguai e, depois, a Colômbia, nesta que se constitui a sua primeira viagem oficial como Presidente da Alemanha à América Latina.
K¸hler conhece bem a região da época em que foi director gerente do Fundo Monetário Internacional (2000-2004).