Presidente da Câmara dos Representantes anuncia processo para destituição de Trump

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, anunciou esta terça-feira a abertura de um processo que visa a destituição do Presidente, Donald Trump. Em causa estão suspeitas de que o Presidente dos EUA tenha pedido ajuda à Ucrânia para prejudicar Joe Biden nas eleições de 2020.

RTP /
Nancy Pelosi fez o anúncio Reuters

"O Presidente deve ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei", anunciou Nancy Pelosi. “Hoje, anuncio que a Câmara dos Representantes abre um inquérito oficial com vista a um processo de destituição”, disse Pelosi.

A abertura formal de um processo de impeachment contra Trump surge na sequência de suspeitas em torno de um telefonema entre o Presidente dos Estados Unidos e o seu homólogo ucraniano a quem terá pedido ajuda para prejudicar Joe Biden, o seu potencial rival nas eleições de 2020.

“As acções levadas a cabo pelo Presidente violaram gravemente a constituição”, declarou a presidente da Câmara dos Representantes.

Este procedimento tem, contudo, poucas possibilidades de levar à destituição do Trump, devido à maioria republicana no Senado, partido do Presidente norte-americano

Há muito que a presidente democrata da Câmara dos Representantes tem resistido a lançar um processo de destituição de Trump.

A decisão de Pelosi coloca o Partido Democrata no confronto mais consequente com Trump e injeta uma grande incerteza na corrida presidencial para a Casa Branca, em 2020.

O Presidente norte-americano já reagiu ao anúncio da democrata Nancy Pelosi e apelidou a decisão de "caça às bruxas".


"Um dia importante nas Nações Unidas, muito trabalho e muito sucesso, e os democratas arruinaram propositadamente o dia e estragaram-no com mais notícias de uma caça às bruxas", afirmou Donald Trump no Twitter.

c/ Lusa
Tópicos
PUB