Presidente da Colômbia está em casa doente com Gripe A

As autoridades colombianas informaram que o presidente da Colômbia Alvaro Uribe está infectado com o vírus H1N1. A situação do chefe de Estado está a evoluir "favoravelmente". Uribe poderá ter infectado outros líderes da América do Sul que estiverem reunidos em Bariloche, na Argentina.

RTP /
Alvaro Uribe (Colômbia), Lula da Silva (Brasil) e Rafael Correa (Equador) reunidos na Argentina Leo La Valle, EPA

O caso foi confirmado no domingo depois de o presidente da Colômbia (57 anos) se ter queixado de "dores musculares e desconforto geral". A Colômbia tem actualmente 621 casos confirmados de Gripe A e 34 pessoas morreram no país vítimas desta doença.

Alvaro Uribe é o segundo líder da América Latina a quem é diagnosticado Gripe A. No início de Agosto também o presidente da Costa Rica, Óscar Árias, ficou doente devido ao vírus, tendo recuperado totalmente.

A origem da infecção

Um especialista de doenças infecciosas da Universidade Nacional, da Colômbia, disse à AP que é possível que o presidente Uribe tenha contagiado outros líderes reunidos sexta-feira em Bariloche, na Argentina.

De acordo com o Dr. Alberto Cortez é preciso estabelecer o dia em que Uribe ficou doente para determinar se apanhou o vírus na Argentina ou na Colômbia.

O ministro colombiano dos Negócios Estrangeiros informou os líderes dos vários países que estiveram presentes na Argentina sobre a situação de Uribe. Até ao momento não há notícia de qualquer outro alto representante da América Latina com Gripe A. Hugo Chavez, presidente da Venezuela, que esteve presente na Cimeira, já afirmou que "está tão bem que na última noite" esteve a jogar Softball.

 

Tópicos
PUB