Presidente da República vai reunir-se com Jair Bolsonaro durante visita ao Brasil

por RTP
Mário Cruz - Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se com o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, no início de agosto em Brasília. O Presidente da República encontra-se também com os ex-Presidentes Michel Temer, Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

O Presidente da República vai estar em Brasília no início de agosto, onde vai reunir-se com o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e com representante da comunidade portuguesa naquela cidade.

Antes disso, Marcelo Rebelo de Sousa vai estar em São Paulo, onde irá encontrar-se com três ex-presidentes do Brasil, Michel Temer, Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, e ainda com o representante da comunidade portuguesa daquela cidade.

O chefe de Estado irá ainda marcar presença na reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, reconstruído após o incêndio de 2015.

"O Presidente da República irá no próximo fim de semana ao Brasil, para participar na reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, que foi reconstruído com a ajuda do nosso País", lê-se na nota publicada no site da Presidência. 

Nesta visita, Marcelo Rebelo de Sousa estará acompanhado do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O Presidente da República vai estar em São Paulo nos dias 30 e 31 de julho e em Brasília, a 1 e 2 de agosto.

Esta será a quinta ida de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República ao Brasil, onde esteve logo no seu primeiro ano de mandato, 2016, para a abertura dos Jogos Olímpicos, ocasião em que também foi a São Paulo e fez uma curta visita ao edifício do Museu da Língua Portuguesa, afirmando o empenho do Estado português na sua reconstrução.

Encerrado desde o incêndio de dezembro 2015, que destruiu dois terços da estrutura do edifício e provocou a morte de um bombeiro, o museu vai reabrir ao público em 31 de julho, anunciaram as autoridades do estado de São Paulo no início deste mês.

Passados cerca de três meses, regressou ao Brasil, para a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se realizou em Brasília entre 31 de outubro e 1 de novembro.

Em 2017, o Presidente da República esteve novamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, entre 10 e 12 de junho.

Nessa altura, esteve presente, juntamente com o primeiro-ministro, António Costa, na assinatura de um acordo entre o Governo de Portugal, a Fundação Roberto Marinho e o estado de São Paulo para a recuperação do Museu da Língua Portuguesa.

O acordo assinado no Consulado Geral de Portugal em 11 de junho de 2017 previa apoio técnico para a recuperação, divulgação, intercâmbio de informações e a possibilidade de agendas e exposições conjuntas para a promoção da língua portuguesa.

No dia 1 de janeiro de 2018, Marcelo Rebelo de Sousa representou Portugal na posse de Jair Bolsonaro como Presidente da República Federativa do Brasil, que o recebeu no dia seguinte no Palácio do Planalto, em Brasília.

c/ Lusa
Tópicos
pub