Presidente da Somália suspende primeiro-ministro

O presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed, anunciou a suspensão do primeiro-ministro, no dia seguinte a uma divergência pública sobre eleições, há muito adiadas no país.

Lusa /
Mohamed Abdullahi Mohamed suspendeu o primeiro-ministro acusando-o de corrupção D.R.-Facebook

"O presidente decidiu suspender o primeiro-ministro Mohamed Hussein Roble e pôr termo aos seus poderes, a partir do momento em que esteja ligado à corrupção", informou o gabinete presidencial, numa declaração, em que acusou o primeiro-ministro de interferir numa investigação sobre um caso de apropriação de terras.

As tensões entre o presidente Mohamed Abdullahi Mohamed, conhecido como Farmajo, e o seu primeiro-ministro, Mohamed Hussein Roble, têm sido recorrentes.

No domingo, o primeiro-ministro acusou o presidente de sabotar o processo eleitoral, depois de o chefe de Estado ter decidido retirar a Mohamed Hussein Roble a responsabilidade pela organização das eleições, há muito aguardadas e na origem de uma grave crise institucional.

Presidente desde 2017, Farmajo viu o mandato terminar em 8 de fevereiro sem um acordo com os líderes regionais sobre a organização do escrutínio, regido na Somália por um sistema eleitoral complexo e indireto.

O anúncio, em meados de abril, de que o mandato presidencial seria prolongado por dois anos provocou confrontos armados em Mogadíscio.
PUB