Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Presidente de Moçambique concluiu nomeação do seu governo

por Agência LUSA

O novo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, concluiu hoje a composição do seu Governo, nomeando os três ministros que ainda faltavam designar e oito vice-ministros, bem como os governadores das 11 províncias do país.

Para a pasta da Justiça, o novo chefe de Estado nomeou Esperança Machavela, antiga embaixadora de Moçambique em Lisboa, enquanto o antigo vice-reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Venâncio Massingue, passa a dirigir o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Feliciano Gundana, um antigo combatente da luta pela independência, foi nomeado para assumir a pasta dos Assuntos dos Antigos Combatentes.

Armando Guebuza nomeou ainda os vice-ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma, do Interior, José Mandra, e do Trabalho, Soares Nhaca, ex-governador da província de Manica.

O ex-governador da província de Maputo, Alfredo Namitete, foi designado vice-ministro da Indústria e Comércio, Carmelita Namashulua passa a vice-ministra da Administração Estatal, Catarina Kassimo, para vice-ministra da Agricultura, e Abdul Razak, ex-governador da província de Nampula, para vice-ministro dos Recursos Minerais.

Armando Guebuza anunciou ainda a nomeação do antigo porta-voz do Ministério da Defesa de Moçambique, Lázaro Mathe, para governador de Cabo Delgado, e a criação do Governo da cidade de Maputo, que já tinha estatuto provincial, e que terá como titular Rosa da Silva.

Arnaldo Bimbe foi designado para governador de Niassa, Filipe Paúde, governador de Nampula e Idelfonso Muanantapha, governador de Tete.

Para a província da Zambézia foi indicado Carvalho Muária.

Raimundo Diomba é o novo governador de Manica e Alberto Vaquina foi nomeado para a província de Sofala.

O novo Presidente moçambicano nomeou ainda Lázaro Vicente para governador de Inhambane, Djalma Lourenço, governador de Gaza e Telmina Pereira, governadora de Maputo Província.

pub