Presidente do Conselho Europeu garante apoio da UE à paz na República Centro-Africana
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, garantiu hoje apoio da União Europeia (UE) à paz na República Centro-Africana (RCA), no dia em que recebeu em Bruxelas o Presidente do país, Faustin-Archange Touadéra.
"Boa troca de ideias com o Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra. Acordámos em reforçar a nossa cooperação para apoiar a paz, a estabilidade e o desenvolvimento democrático e económico do país", escreveu António Costa numa publicação na rede social X.
"A União Europeia continua a ser um parceiro leal e empenhado", adiantou o antigo primeiro-ministro português, que lidera hoje a instituição que junta os chefes de Governo e de Estado da União.
A RCA é apoiada pela UE em iniciativas em áreas como segurança, desenvolvimento e cooperação.
A UE desempenha um papel importante na estabilização e desenvolvimento do país, através de missões civis e militares, financiamento de projetos e parcerias estratégicas.
Em outubro passado, o Conselho da UE aprovou a prorrogação por mais dois anos, até 07 de agosto de 2026, do mandato da Missão de Aconselhamento da UE na República Centro-Africana, com uma dotação orçamental superior a 24 milhões de euros para este período.
Esta missão foi criada em dezembro de 2019 para apoiar a reforma das forças de segurança interna, a fim de permitir que as autoridades da República Centro-Africana atenuem os desafios em matéria de segurança no país.
O objetivo da missão é melhorar a situação de segurança da população, contribuir para o desenvolvimento do país e uma paz sustentável.
A RCA enfrenta um conflito armado desde 2012, marcado por violência intercomunitária, instabilidade política e grave crise humanitária.
Apesar de acordos de paz, a violência continua, com milícias armadas a controlarem certas áreas e a financiarem-se com atividades ilegais, o que leva a que a crise humanitária e política persista.
Estão previstas eleições presidenciais para dezembro deste ano.