Presidente do Maláui aponta pandemia e integração como prioridades na SADC
O Presidente do Maláui, Lazarus Chakwera, apontou hoje como prioridades do seu mandato na liderança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a contenção da covid-19 e o aprofundamento da integração regional.
Lazarus Chakwera falava após assumir a presidência rotativa da SADC, durante a 41ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, que se realizou na cidade de Lilongwe, capital do Maláui.
"É nossa visão que a SADC que queremos é inalcançável enquanto não ganharmos a batalha contra a pandemia de covid-19", declarou Chakwera.
O chefe de Estado malauiano defendeu ainda que a África Austral deve empenhar-se na revitalização da agricultura, apostando no processamento de produtos primários, de forma a reter as mais-valias da exportação de bens transformados.
A simplificação do comércio entre os países da SADC, através da flexibilização das regras de certificados de origem, é outra das missões defendidas pela nova presidência rotativa da SADC, com um mandato de um ano.
"A Área de Comércio Livre do Continente Africano deu à SADC uma oportunidade para se tornar num celeiro e motor do setor exportador de África", observou.
Lazarus Chakwera defendeu ainda que a África Austral deve apostar na implementação, em pleno, da Estratégia e Roteiro de Industrialização, Política Regional de Agricultura e do Plano Diretor para o Desenvolvimento de Infraestruturas.
"A região deve unir-se em torno de políticas que verdadeiramente possam aliviar a pobreza", afirmou.
Nesse sentido, continuou, a África Austral deve trabalhar com parceiros que ajudem a região a promover a prosperidade dos seus povos, afastando-se de modelos de cooperação que perpetuam a dependência económica e financeira.
"Os nossos verdadeiros amigos são aqueles que trabalham lado a lado connosco, aumentando as nossas capacidades produtivas e tornando as nossas economias em motores de crescimento sustentável", sustentou o chefe de Estado malauiano.
A 41ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC decorreu sob o lema "Fortalecer a Capacidade de Produção face à Pandemia da COVID-19, em prol da Transformação Económica e Industrial Inclusiva e Sustentável".
A SADC é constituída por 16 países: África do Sul, Angola, Botsuana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Maláui, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.