Presidente Hu Jintao inicia terça-feira viagem a três países da Europa
O presidente chinês, Hu Jintao, inicia terça-feira uma viagem ao Reino Unido, Alemanha e Espanha, que deverá ser dominada pelas questões económicas já que a União Europeia (UE) é um dos principais parceiros comerciais da China.
Terça-feira, Hu Jintao chega a Londres, onde se reunirá com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, para abordar as relações comerciais, segurança internacional e mudanças climatéricas.
"Vamos discutir, evidentemente, as relações económicas entre os dois países, que estão a aumentar", afirmou Blair, na sua conferência de imprensa mensal, acrescentando que a segurança no mundo actual e as mudanças climatéricas serão outros dos temas a debater.
Peritos políticos consideraram que o presidente chinês deverá insistir no levantamento do embargo da União Europeia de venda de armas à China, imposto em 1989.
A UE tinha previsto levantar o embargo no início de Junho deste ano, mas a medida foi adiada "sine die" devido a fortes pressões norte-americanas e à aprovação pelo parlamento chinês de uma lei a autorizar o recurso à força caso Taiwan declare formalmente a sua independência.
Em Londres, Hu Jintao deverá ser recebido também pela rainha Isabel II.
Segundo a imprensa alemã, durante a visita do presidente chinês a Berlim deverá ser assinado um contrato sobre a entrega pela Siemens de 60 comboios de alta velocidade ICE.
Em Madrid, onde estará entre 13 e 15 de Novembro, Hu Jintao deverá encontrar-se com o rei Juan Carlos e o chefe do governo espanhol, José Luís Zapatero.