Presidente Hu Jintao optimista quanto a relações sino-americanas
O presidente chinês Hu Jintao afirmou quinta-feira à noite que espera uma relação forte entre os Estados Unidos e a China, depois das suas reuniões na Casa Branca com o seu homólogo norte-americano George W. Bush.
"Creio que o encontro de hoje foi muito produtivo e prevejo para o futuro uma relação sino-americana mais estável e mais madura", afirmou Hu Jintao, durante um discurso pronunciado quinta-feira à noite em Washington.
A paz no Mundo necessita de uma relação forte entre os dois países, considerou o presidente chinês, para quem "os dois rivais devem resolver os problemas com igualdade".
Segundo Hu Jintao, Pequim e Washington devem "respeitar-se um ao outro, tratar-se como iguais, e olhar para as suas divergências num contexto próprio, gerindo-as correctamente".
A cimeira foi "pragmática e construtiva", afirmou ainda o líder chinês, acrescentando que Washington e Pequim "estão conscientes que face ao novo clima internacional, os dois países partilham interesses comuns consideráveis".
"A China e os Estados Unidos têm grandes desafios na luta contra o terrorismo e contra a não-proliferação. As suas relações são muito importantes para a promoção da paz, da estabilidade, do desenvolvimento tanto na região sudeste asiático como no Mundo inteiro", sublinhou Hu Jintao.