Presidente Hugo Chavez ganha o prémio José Martí da UNESCO 2005

O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, foi o vencedor do prémio José Martí da UNESCO pela contribuição para a unidade a integração dos países da América Latina e Caraíbas, informou quarta-feira aquela organização da ONU.

Agência LUSA /

O chefe de Estado venezuelano receberá o galardão numa cerimónia que terá lugar em Havana no próximo dia 28 de Janeiro, dia em que se comemora o nascimento do escritor que dá nome ao prémio, indicou a Agência das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Além da unidade e integração latino-americana, o prémio José Martí, criado em 1994, distingue a personalidade ou instituição que tenha contribuído para a preservação da identidade do continente, as suas tradições culturais e os seus valores históricos.

Dotado com 5.000 dólares, o prémio é entregue por recomendação de um júri de sete membros, entre os quais figura a prémio Nobel da Literatura sul-africana Nadine Gordimer.

O sociólogo mexicano Pablo Gonzlez Casanova (2003), o pintor equatoriano Oswaldo Guaysamin (1999) ou a historiadora dominicana Celsa Albert Bautista (19959 são alguns dos anteriores vencedores do prémio José Martí da UNESCO.

PUB