Presidente iraniano defende que Israel seja "riscado do mapa"

O Presidente ultra-conservador do Irão, Mahmud Ahmadinejad, apelou hoje abertamente para que o estado de Israel seja "riscado do mapa".

Agência LUSA /

"Como disse o imã (Khomeiny), Israel deve ser riscado do mapa", afirmou o Presidente durante um discurso na conferência "O mundo sem o sionismo" à qual assistiam cerca de quatro mil estudantes radicais.

"A nação muçulmana não permitirá que o inimigo histórico viva no seu próprio coração", insistiu o Presidente iraniano, cuja tomada de posse em Agosto último coincidiu com um nítido endurecimento do regime islâmico. Durante a conferência, Ahmadinejad preconizou ainda a unidade dos palestinianos para atingir "o ponto de extinção do regime sionista".

Antigo oficial dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do regime, Ahmadinejad defendeu a luta dos palestinianos e o desprezo pelos dirigentes regionais que reconhecem Israel.

"Os combates na terra ocupada fazem parte de uma guerra (Ó) a questão de centenas de anos de guerra joga-se na terra palestiniana", acrescentou.

"Os dirigentes da nação muçulmana que reconhecerem Israel arderão nas chamas da cólera do seu próprio povo", prometeu, adiantando que esses dirigentes assinariam "a entrega do mundo muçulmano".

Ahmadinejad acusou Israel de ser a criação de "forças de opressão mundiais", designação quase oficial dos Estados Unidos e do Ocidente.

Referindo-se a uma "guerra histórica de vários séculos entre o opressor e o mundo islâmico", Ahmadinejad declarou que "o último bastião do Islão tinha caído há um século quando os opressores se comprometeram na criação do regime sionista".

"Eles servem-se (de Israel) como um posto avançado para expandir as suas ideias no próprio coração do mundo islâmico", adiantou.

A negação do Estado de Israel pela República islâmica é um dos entraves mais fortes para uma normalização das relações de Teerão com o Ocidente. Os Estados Unidos acusam o Irão de minar os esforços de paz e de armar os movimentos radicais anti-israelitas.

PUB