Primárias democratas. Bernie Sanders já olha para a Super Terça-Feira

por RTP

Bernie Sanders venceu as eleições primárias no Estado do Nevada, nos Estados Unidos. O senador de Vermont obteve 47 por cento dos votos no caucus do Partido Democrático, reforçando a sua posição de liderança na corrida para defrontar Donald Trump nas eleições presidenciais em novembro. Aponta agora à chamada "Super Terça-feira".

No sábado, Bernie Sanders obteve uma vitória clara no Nevada, reforçando a posição de favorito para disputar a liderança da Casa Branca com Donald Trump, nas eleições a 3 de novembro. Sanders conseguiu um avanço importante na antes das primárias nos Estados da Carolina do Sul, a 29 de fevereiro, e da Super Tuesday, a 3 de março.

O senador do Vermont conquistou 47 por cento dos votos, seguido de Joe Biden – ex-vice-presidente de Barack Obama – com 21 por cento dos votos e Pete Buttigieg, com 14 por cento, segundo a estação norte-americana CBS News.

“Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, como também vai arrasar em todo o país”, declarou o senador norte-americano.

A vitória no Nevada levou Sanders a comentar a atitude dos seus críticos, que afirmavam que a candidatura colidiria “com uma parede de cimento”, por este não ser capaz de chegar às fileiras mais à esquerda do Partido Democrático, afirmando que “pelo menos no Nevada isso não aconteceu”.

Os resultados das eleições no Estado do Nevada tornaram Sanders um dos favoritos. Depois da vitória em New Hampshire, Sanders tornou-se o favorito na corrida democrata à Casa Branca.

Bernie Sanders tem beneficiado de uma divisão da ala centrista do Partido Democrático, dividida entre vários candidatos – Joe Biden, Pete Buttigieg e Michael Bloomberg.

“O resultados do Nevada reforçam a possibilidade de este campo fragmentado dar a Sanders a liderança insuperável no número de delegados”, afirmou o diretor de campanha de Bloomberg, Kevin Sheekey.
Forte apoio da comunidade hispânica
Bernie Sanders conquistou um maior número de votos em praticamente todos os grupos demográficos no Estado do Nevada, à exceção dos eleitores com mais de 65 anos, e aumentou o seu eleitorado ao conseguir aliciar um conjunto de democratas que se estrearam nas primárias, escreve o jornal norte-americano The Washington Post.

De acordo com a agência Edison Research, uma das razões para Sanders ter conseguido a maioria dos votos do Estado de Nevada foi a forte participação dos hispânicos, que decidiram votar no Senador de Vermont. No Estado de Nevada, os hispânicos representam um terço da população.


Sanders conseguiu grande parte do eleitorado latino com ações porta-a-porta, muito incomum entre os candidatos democratas, e através de mensagens e telefonemas a todos os membros da comunidade registados como democratas e independentes.

Cerca de 53 por centos da comunidade hispânica, com residência no Estado do Nevada, votou em Sanders, afirma a estação de televisão norte-americana MSNBC.

Outra razão apontada para a vitória de Sanders é a popularidade entre os jovens eleitores de Nevada.
Trump felicita Sanders

O primeiro a felicitar Bernie Sanders pela vitória foi Donald Trump. O Presidente dos Estados Unidos usou a sua conta de Twitter para saudar Sanders e criticar os restantes candidatos.

“Parece que o Louco Bernie está a ir muito bem no grande Estado do Nevada. Biden e os restantes parecem fracos e de nenhuma maneira o Mini Mike [referindo-se a Bloomberg] pode relançar a sua campanha depois do pior debate na história dos debates presidenciais. Parabéns Bernie e não deixes que te tirem a vitória”, escreveu Trump.


Também Buttigieg congratulou Sanders. Contudo, criticou a “revolução inflexível e ideológica” do senador de Vermont.
“O senador Sanders acredita numa revolução inflexível e ideológica que exclui a maioria dos democratas, sem mencionar a maioria dos norte-americanos”, declarou Pete Buttigieg.

Joe Biden optou por celebrar o segundo lugar, afirmando que tem “uma oportunidade incrível de voltar a liderar o mundo. Vamos ganhar”.

As próximas eleições primárias do Partido Democrático acontecem no Estado da Carolina do Sul, a 29 de fevereiro.
De olhos postos na Super Tuesday
Os apoiantes de Sanders afirmam que a vitória nas primárias no Estado do Nevada veio consolidar a sua vantagem para a Super Tuesday, que acontece a 3 de março e na qual ficam atribuídos mais de 1.300 delegados de 14 Estados diferentes, ou seja 40 por cento.

Os apoiantes de Bernie Sanders acreditam que, “até meados de março, ninguém o consiga alcançar”, uma vez que pode reunir uma “grande pluralidade de delegados até dia 17”, altura em que mais de 60 por cento do total de delegados estará eleito.

As últimas sondagens indicam que Sanders lidera a corrida nos Estados da Califórnia e do Texas – os dois Estados com mais delegados e com uma grande comunidade latina.

Geralmente, as primeiras votações antes da Super Tuesday ajudam a perceber se um candidato ou campanha são exequíveis e têm capacidade de continuar na luta pela nomeação.

As votações de dia 3 de março vão incluir Michael Bloomberg, que não fez parte das primeiras quatro eleições do Partido Democrático.
Tópicos
pub