Primeira coluna de ajuda do ACNUR chega ao Líbano
O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) anunciou a chegada ao Líbano da sua primeira coluna de ajuda humanitária destinada a assistir os milhares de deslocados pelos bombardeamentos aéreos israelitas.
A coluna - de seis camiões com 140 toneladas de mantas, colchões e utensílios de cozinha - chegou ao território libanês procedente da Síria, segundo um comunicado divulgado em Genebra pelo ACNUR.
Este material será distribuído rapidamente em zonas de montanha dos arredores de Beirute, onde milhares de pessoas se refugiaram em escolas e outras instalações.
Está prevista para domingo e segunda-feira a chegada de colunas semelhantes da ONU com tendas de campismo para ajudar a descongestionar os centros de a colhimento, que estão sobrelotados.
Segundo esta agência da ONU, o conflito entre Israel e o movimento xiita radical Hezbollah, que vai no 18.º dia, provocou entre 700.000 e 800.000 deslocados. De acordo com dados do governo libanês, há 106.700 deslocados a viver em 652 escolas do país.
O ACNUR deu também conta da existência de 100.000 deslocados libaneses na Síria e que 20.000 deles precisam de ajuda imediata.
Estima-se que cerca de 10.000 libaneses atravessam diariamente a fronteira com a Síria, o que torna cada vez menor a capacidade de resposta das autoridades locais, refere o comunicado.