Primeira Parada Gay saiu hoje às ruas de Hanói
Hanói, 05 ago (Lusa) -- Dezenas de ciclistas com balões e bandeiras do arco-íris percorreram hoje a capital do Vietname, Hanói, naquela que foi a primeira Parada de `Orgulho Gay` da história daquele Estado comunista.
A iniciativa, organizada pela comunidade homossexual da cidade, que ainda é pequena mas crescente, contou com a participação de cerca de 100 pessoas e foi realizada de forma pacífica, sem incidentes e sem a polícia procurar impedir o evento.
"É tempo de acabar com a discriminação contra as pessoas que têm diferentes orientações sexuais", disse Kyle Tran, de 19 anos, um dos participantes, citado pela agência AFP.
A homossexualidade continua a ser um tema tabu no Vietname, onde a tradição e a família são valores ainda dominantes, e por isso os homossexuais são frequentemente retratados pela imprensa local como figuras cómicas ou pessoas que sofrem de um problema que tem cura.
O ministro da Justiça do Vietname, Ha Hung Cuong, surpreendeu todos no mês passado ao afirmar que poderia estar na altura de se considerar uma mudança na lei para reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, atualmente proibido.
Se assim se verificar, o Vietname poderá tornar-se na primeira nação asiática a legalizar o casamento homossexual.