Primeira televisão privada TV Zimbo arranca hoje e pretende ser referência

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Luanda, 14 Dez (Lusa) -- A primeira televisão privada em Angola, TV Zimbo, que lança hoje a sua primeira emissão, em fase experimental, tem como objectivo conseguir que "um crescente número de angolanos" tenham acesso à informação.

Numa cerimónia realizada no sábado, para apresentação da televisão, o Presidente do Conselho de Administração da TV Zimbo, Álvaro Torres, disse que este novo canal tem ainda como missão dar aos angolanos "uma informação séria, rigorosa e credível".

"Só assim os angolanos vão conseguir avançar num país com futuro", disse Álvaro Torres, numa breve intervenção.

Segundo o PCA da TV Zimbo, o novo canal aposta na informação "clara e objectiva", que respeita a veracidade dos factos.

"A nossa televisão promove a formação de opinião, cria consciência colectiva e dá espaço à reflexão", frisou.

Álvaro Torres disse que sendo um investimento privado, a TV Zimbo vai contar com o mercado publicitário, que está a vai crescer, para conseguir as receitas e os proveitos necessários para suportar os custos.

O novo canal televisivo privado, detido pelo grupo Media Nova, uma sociedade anónima, contou com a participação da televisão portuguesa TVI no que se refere à formação de pessoal, no funcionamento da rede de emissores e na operacionalidade de alguns sistemas da estação.

Para o lançamento da TV Zimbo, encontra-se em Luanda o director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, que na cerimónia de apresentação referiu ser grande o orgulho pela participação do canal português no nascimento da nova televisão angolana.

"Porque esta estação de televisão é um sinal de progresso para Angola. Todos nós sabemos que quanto maior a oferta na comunicação social, quanto mais livre um país se torna, melhor é a sua democracia", disse na sua intervenção José Eduardo Moniz.

Em declarações à Agência Lusa, José Eduardo Moniz salientou que a TVI vai continuar a dar apoio em termos de formação e em tudo aquilo que for necessário para que a estação decorra na normalidade e com sucesso.

Em Angola, a TVI tem a trabalhar 12 pessoas, que estiveram envolvidas no arranque do canal e cujo regresso para Portugal está marcado para breve.

Com uma programação generalista, que vai para o ar entre as 17:00 e a meia-noite, a TV Zimbo será transmitida em sinal aberto, com conteúdos informativos, de entretenimento, "talk shows", programas educativos, com destaque para o desporto.

A televisão funcionará num edifício de três andares, em Talatona, na zona de Luanda Sul, e tem disponíveis seis unidades satélites. Em Março prevê-se a abertura dos centros de produção das províncias de Benguela, Huambo, Huíla e Cabinda.

NME.


pub