Primeira visita de Leão XIV fora de Roma foi a um santuário agostiniano

O papa Leão XIV fez este sábado a sua primeira visita papal fora de Roma desde a sua eleição quinta-feira, visitando um santuário agostiniano perto da capital italiana, confirmou o Vaticano em comunicado.

Graça Andrade Ramos - RTP /
Papa Leão XIV à porta do Santuário de Nossa Senhora do Bom Censelho em Genazzo, Itália Município de Genazzo - Reuters

O Papa eleito, membro da Ordem de Santo Agostinho da qual chegou a ser superior-geral, visitou o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho em Genazzano, a cerca de 50 quilómetros a sudeste de Roma. O canal de televisão italiano TV2000 transmitiu um vídeo que mostrou Leão XIV a sair de um veículo preto e a entrar na basílica.

O local “conserva uma antiga imagem da Virgem, querida à Ordem e à memória de Leão XIII”, o pontífice em que Leão XIV se inspirou para a escolha do nome, sendo dirigido pelos religiosos da Ordem de Santo Agostinho.

Durante a tarde, Leão XIV efetuou uma visita surpresa à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde estão depositados os restos mortais do seu ancessor, o papa Francisco, tendo-se "recolhido" perante a sepultura, confirmou a Santa Sé.
Este sábado ficou marcado ainda pelo encontro do papa recém-eleito com o Colégio Cardinalício, a quem explicou a razão do nome escolhido, inspirado em Leão XIII, o papa da encíclica Rerum Novarum.

A agenda do Papa para os próximos dias inclui, na segunda-feira, dia 12, um encontro com a imprensa mundial, na sexta-feira, 16, a receção ao Corpo Diplomático afeto à Santa Sé, no domingo, 18, a sua Missa inaugural às 10h00 locais na Basílica de São Pedro, dia 20, a posse da Basílica de São Paulo-extramuros e a 21 a primeira audiência geral.

A Santa Sé revelou ainda esta semana o brasão e o lema do pontificado de Leão XIV, com ambos a revelarem a sua profunda ligação a Santo Agostinho e à experiência de "unidade e comunhão" já indicada no seu seu lema episcopal.

No brasão figura um coração trespassado sobre um livro, numa alusão à conversão do fundador da ordem, que afirmava vulnerasti cor meum verbo tuo, ou "trespassaste o meu coração com a tua Palavra".

O lema do novo papa, In Illo uno unum, ou seja 'no Um somos um', remete para a reflexão de Santo Agostinho do Salmo 127, na qual explica que, "apesar de nós, cristãos, sermos muitos, no único Cristo somos um".

O apelo à unidade foi, a par da Paz e do acolhimento, uma dos apelos da primeira alocução de Leão XIV na varanda de São Pedro.
PUB