Primeira vítima mortal da variante humana da BSE na Holanda

Uma mulher de 26 anos faleceu hoje na Holanda com a nova versão da doença de Creutzfeldt-Jakob, a variante humana da doença das vacas loucas, tornando-se na primeira vítima registada no país, anunciou o centro médico Mesos, em Utrecht.

Agência LUSA /

"A primeira pessoa a quem foi detectada a nova versão da doença de Creutzfeldt-Jakob faleceu hoje", afirmou uma porta-voz do centro, Miranda Thoen, à agência AFP.

A porta-voz escusou-se a adiantar mais informações, alegando o respeito pela vontade da família da doente, mas os meios de comunicação social holandeses avançam que a mulher falecida era natural de Utrecht e tinha 26 anos.

A 21 de Abril, o ministro da Saúde holandês anunciou que havia sido detectado no país o primeiro caso declarado da variante humana da doença das vacas loucas, ou Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), que é fatal.

O governante precisou ainda que estava em curso um inquérito para determinar o modo de infecção.

Desde Abril que morreram já 149 pessoas devido à nova versão da doença de Creutzfeldt-Jakob no Reino Unido, estando seis outras infectadas, segundo a página de Internet oficial britânica consagrada à doença.

Em França, o segundo país mais atingido pela versão humana da BSE, registaram-se até agora 11 casos, dos quais oito faleceram.

Em Portugal nunca foi detectado qualquer caso da nova versão da doença Creutzfeldt-Jakob, segundo Judite Catarino, responsável pela divisão de epidemiologia da Direcção-Geral da Saúde.

Quanto à versão clássica da doença, que atinge essencialmente pessoas idosas, Judite Catarino adiantou que, em 2004, foram notificados dez casos pelos hospitais portugueses, tendo falecido dois doentes.

Este ano foram notificados em Portugal quatro casos desta variante da doença, segundo a responsável da DGS.

PUB