Primeiro condenado à morte executado este ano nos EUA escolheu a cadeira elétrica

Washington, 17 jan (Lusa) -- O primeiro condenado à morte executado este ano nos Estados Unidos, por ter matado dois presos quando cumpria uma pena de prisão perpétua, escolheu a cadeira elétrica para a sua execução, que teve lugar na quarta-feira.

Lusa /

Robert Gleason, um ex-tatuador de 42 anos, foi executado por eletrocussão na quarta-feira em Jarratt, no Estado norte-americano da Virginia, depois de um ano no corredor da morte, tendo sido declarado morto às 21:08 (02:08 em Lisboa), informaram os serviços prisionais locais.

Esta foi a primeira execução levada a cabo na cadeira elétrica nos Estados Unidos desde março de 2010, quando Paul Powell também foi executado por eletrocussão na Virginia, de acordo com o Centro de Informação sobre a Pena Capital.

Apenas 157 executados foram eletrocutados nos Estados Unidos, dos quais 30 na Virginia, entre um total de 1.320 execuções registadas desde que os Estados Unidos restabeleceram a pena capital em 1976, de acordo com os dados do mesmo centro, que dá conta de uma eletrocussão por ano entre 2006 e 2010.

A execução de quarta-feira foi a primeira do ano nos Estados Unidos e a primeira no Estado da Virginia desde agosto de 2011.

De acordo com o Centro de Informação sobre a Pena Capital, 43 condenados à morte foram executados nos Estados Unidos em 2012.

PUB